Notícias

Compartilhar no Facebook

CANTEIRO

Membros do Fórum visitam obras da UHE Sinop

Representantes dos municípios da área de influência da Usina acompanharam de perto o andamento das obras civis e conheceram as estruturas do canteiro

19 de Junho de 2015

Visita realizada no último dia 11 contou com a presença de representantes do Colegiado e da Comissão Técnico Ambiental do Fórum (foto: Assessoria de Imprensa)

Os membros do Colegiado e da Comissão Técnico Ambiental do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop visitaram as obras do Empreendimento nesta última semana. A equipe de engenharia da Construtora Triunfo apresentou o andamento dos trabalhos e a estrutura disponibilizada, principalmente em relação ao atendimento aos colaboradores. A empresa foi contratada pela Concessionária do Empreendimento – a Companhia Energética Sinop (CES) – para executar as obras civis, fornecimento eletromecânico e montagem da UHE Sinop.

Após a apresentação, o grupo foi dirigido até o canteiro de obras. A visita foi uma solicitação feita durante as reuniões do Fórum, por representantes de entidades, associações, órgãos públicos e sociedade que compõem o Colegiado. De acordo com o representante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Juliano Mezzalira, a ação foi importante para reafirmar as informações recebidas durante as reuniões. “Já conhecíamos a obra por fotos e aquilo que nos era passado nos encontros, mas ver de perto torna tudo mais transparente, agora sabemos realmente que o que tem sido dito é executado, principalmente em relação ao respeito aos colaboradores. É uma obra grandiosa!”, afirmou.

A partir de agora, novas visitas devem ser programadas para que os membros das outras duas Comissões – de Monitoramento Social e de Remanejamento da População. Conforme explica a diretoria de Meio Ambiente da CES, Ana Brígida Cardoso, levar ao conhecimento de todos o andamento das obras fortalece o diálogo que a Concessionária vem mantendo com a comunidade. “É importante que as pessoas vejam as obras, até porque, a UHE Sinop tem significativa importância no desenvolvimento dessa região que está em constante expansão”.

FORUM DE ACOMPANHAMENTO SOCIAL

O FAS da UHE Sinop é uma das ferramentas para manter a interação entre o Empreendimento e os envolvidos. De cunho consultivo de participação social, ele centra-se no compartilhamento de informações sobre o processo de implantação da Usina e no debate e avaliação das ações socioambientais em curso, por meio de reuniões. Tais reuniões são realizadas em duas esferas, sendo o Colegiado e as Comissões, os quais são compostos por representantes de entidades, associações e sociedade civil organizada diretamente envolvida pela UHE Sinop. Ainda, órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública têm acesso livre às reuniões, pois são convidados a contribuir com os debates.

Assessoria de Imprensa