Notícias

Compartilhar no Facebook

ACOMPANHAMENTO SOCIAL

Definidos membros das Comissões do Fórum

No início deste mês membros das Comissões e Colegiado do FAS se reuniram. Próximas reuniões serão em fevereiro e março de 2015, respectivamente

16 de Dezembro de 2014

Mais de 80 pessoas participaram da reunião das Comissões (foto: Assessoria de Imprensa)

Foram definidos, na última quarta-feira (10), os membros que irão integrar as Comissões do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Representantes dos cinco municípios envolvidos pelo Empreendimento (Sinop, Sorriso, Ipiranga do Norte, Cláudia e Itaúba), da Polícia Civil, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), além de sindicatos e associações definiram juntos quem serão os participantes das Comissões Técnico Ambiental, de Monitoramento Socioeconômico e de Remanejamento da População, e que irão acompanhar a execução dos Planos, Programas e Subprogramas do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina. Na oportunidade também foram definidas as datas das primeiras reuniões de 2015 e a pauta para cada Comissão.

As Comissões integram o Fórum de Acompanhamento Social (FAS) que é uma das ferramentas de interação entre a Concessionária da Usina e a comunidade envolvida no processo de implantação. Inclusive, no início desse mês de dezembro, a CES realizou a terceira reunião do FAS, na Câmara de Vereadores de Cláudia.

Na oportunidade, o coordenador de Meio Ambiente da Construtora Triunfo, Marco Furini, apresentou aos presentes o Plano Ambiental de Construção (PAC) da UHE Sinop e o andamento dos trabalhos que estão sendo executados no canteiro de obras. “É importante apresentar o nosso projeto e esclarecer as dúvidas da comunidade. É dessa forma que estamos construindo uma relação de confiança entre o Empreendimento e os envolvidos nessa grande obra”, afirmou.

O presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores do Vale do Panorama, Antônio Marinho, fez questão de participar da terceira reunião do Fórum. “É aqui que eu busco as informações que eu preciso. A gente percebe que nossa comunidade tem algumas dúvidas. Estou aqui para esclarecê-las. E as respostas que eu obtiver aqui, vou levar para o Assentamento”, disse.

O FAS é uma ação prevista no PBA e tem o objetivo de garantir a interação de todos os envolvidos no processo de implantação da Usina. É um espaço de articulação e informação para com a comunidade envolvida direta e indiretamente com o Empreendimento e tem cunho consultivo, ou seja, é um espaço para esclarecer dúvidas em relação a obra e suas fases de implantação.

De acordo com a diretora de Fornecimento Eletromecânico, Meio Ambiente e Gestão da CES, Ana Brígida Cardoso, é importante que a comunidade envolvida aproveite a oportunidade de conhecer melhor o Empreendimento, já que o Fórum é um canal que trata da obra de maneira abrangente e as Comissões são outros três canais criados a fim de discutir temas específicos. “Mesmo que o Fórum ou as Comissões não tenham a função de deliberar qualquer ação, ambos são de suma importância, pois reforçam o compromisso de transparência firmado pela CES com a população envolvida pela Usina”, explica.

A próxima reunião do Fórum será realizada no mês de março de 2015.

Assessoria de Imprensa