Notícias

Compartilhar no Facebook

FÓRUM UHE SINOP

Aprovado regimento interno

Representantes de Sinop, Sorriso, Itaúba, Ipiranga do Norte e Cláudia aprovaram regras que conduzirão Fórum de Acompanhamento Social

30 de Setembro de 2014

Na reunião também foram definidos os componentes do Colegiado do FAS e das Comissões (foto: Assessoria de Imprensa)

A Companhia Energética Sinop (CES) aprovou, em conjunto com representantes de Sinop, Sorriso, Itaúba, Ipiranga do Norte e Cláudia, o regimento interno do Fórum de Acompanhamento Social (FAS) da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. Os municípios envolvidos fazem parte da Área de Influência Direta (AID) do Empreendimento.

A reunião, que foi realizada na manhã da última sexta-feira (26) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Itaúba, também teve como objetivo definir os componentes do Colegiado do FAS e das Comissões que vão atuar em três frentes: monitoramento socioeconômico, remanejamento da população e técnico-ambiental.

O Fórum de Acompanhamento Social é uma ação prevista no Projeto Básico Ambiental (PBA) e tem o objetivo de garantir a interação de todos os envolvidos no processo de implantação da Usina. Com reuniões trimestrais e de responsabilidade da concessionária da UHE Sinop, o Fórum é um espaço de articulação e informação para com a comunidade envolvida direta e indiretamente com o Empreendimento e terá o cunho consultivo, ou seja, será para esclarecimento de quaisquer dúvidas em relação a obra e suas fases de implantação.

Papel que está sendo cumprido, na avaliação do diretor Político-Pedagógico e Financeiro da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Rodrigo Bruno Zanin. “O Fórum está sendo conduzido da forma correta, ouvindo as entidades e comunidade interessada na implantação da UHE Sinop. Inclusive, fizemos algumas sugestões de alterações no regimento interno que foram prontamente acatadas”, afirmou.

A próxima reunião do Fórum está prevista para o dia 4 de dezembro, em Cláudia. Antes, no dia 11 de novembro, haverá uma reunião de ordem para que sejam definidos os componentes das Comissões, sendo que o Colegiado é composto por representantes do Executivo e do Legislativo dos cinco municípios, representantes de órgãos de governo, de sindicatos, das universidades, e contará ainda representantes das Comissões.

Integração importante para o desenvolvimento de um trabalho transparente, como salienta o gerente de Meio Ambiente da CES, Edson Nunes. “Temos a convicção que o diálogo com os representantes das comunidades é enriquecedor e vai contribuir muito para que a construção da UHE Sinop continue sendo marcada pela transparência e o respeito por todas as partes envolvidas nesse processo”.

Assessoria de Imprensa