Notícias

Compartilhar no Facebook

CASA DE FORÇA

Pontes rolantes da UHE Sinop estão concluídas

Equipamentos possibilitam o transporte do rotor gerador da área de montagem até a casa de força da Usina

09 de Março de 2017

Juntas, as duas pontes têm capacidade para içar até 520 toneladas de equipamentos (foto: Assessoria de Imprensa)

No final do mês de fevereiro, foi finalizada a montagem das duas pontes rolantes da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. As pontes são os principais elementos para realização de movimentação e transporte de diferentes equipamentos e estruturas na Casa de Força da Usina.

Cada ponte rolante possui capacidade de 260 toneladas no gancho principal, 50 toneladas no gancho auxiliar e, ainda, uma talha de 10 toneladas para serviços auxiliares. A ponte tem 22,2 metros de vão livre e percorrerá 142 metros sobre trilhos, atendendo às diferentes necessidades de transportes e montagens nas estruturas da área de montagem e da casa de força da UHE Sinop.

Para a necessidade de transporte e movimentação de conjuntos com peso mais significativo, as duas pontes podem ser acopladas e trabalhar em conjunto, sendo que nessa configuração o conjunto é capaz de içar até 520 toneladas. Essa condição será necessária durante o transporte do rotor do gerador, por exemplo.

Agora, com a conclusão da montagem das pontes rolantes está sendo realizado o seu comissionamento, que tem o objetivo de realizar diversos testes nos equipamentos para garantia da operação e funcionalidade. Após o comissionamento, as pontes estarão liberadas para utilização na obra, auxiliando nas montagens de diversos mecanismos e estruturas.

MAIORES TURBINAS
Com potência de 408 megawatts (MW), o equivalente a geração de energia que pode atender a 1,6 milhão de brasileiros ou 50% da população de Mato Grosso, a UHE Sinop terá as maiores turbinas do Brasil. Serão duas, cada uma com potência de 204 MW, do tipo Kaplan, as quais são consideradas as maiores do modelo em fabricação e serão as maiores em potência unitária instaladas no Brasil.

Assessoria de Imprensa