Notícias

Compartilhar no Facebook

KAPLAN

Realizados testes do primeiro conjunto gerador

08 de Novembro de 2016

Equipes da CES, CEPSinop, Andritz e Iesa acompanharam testes (foto: Assessoria de Imprensa)

Foram realizados em Araraquara (SP), os testes de aceitação final do primeiro conjunto do rotor Kaplan da turbina da UHE Sinop. A ação foi realizada nos dias 13 e 14 de outubro para verificações visuais e dimensionais, testes de pressão para estanqueidade e controle de balanceamento do conjunto. O rotor Kaplan é o coração da turbina, pois ele recebe o impulso do fluxo de água e realiza a rotação de todo conjunto móvel da máquina.

A velocidade em operação será de 94,7 rotações por minuto, disponibilizando ao gerador 204 MW de potência. Cada rotor Kaplan da UHE Sinop tem diâmetro de 8,85 metros e pesa 230 toneladas, é vertical e tem cinco pás móveis, as quais ajustam sua inclinação de forma automática, obtendo melhor performance de acordo com a necessidade de geração de energia, quantidade de fluxo de água e nível de água do reservatório.

Essa é a característica essencial do modelo Kaplan, selecionado para aplicações em usinas de baixas quedas e elevados fluxos de água, condição do projeto da UHE Sinop. Ao final da inspeção, o equipamento foi liberado para ser transportado e entregue ao canteiro de obras da UHE Sinop.
 

 

Assessoria de Imprensa