Notícias

Compartilhar no Facebook

CANTEIRO DE OBRAS

Sema concede Licença de Operação para o canteiro de obras da UHE Sinop

09 de Setembro de 2016

Licença vale para as operações realizadas, no momento, no canteiro de obras e é válida por três anos (foto: Assessoria de Imprensa)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Mato Grosso concedeu, no último dia 18 de agosto, a Licença de Operação Provisória (LOP) para o Canteiro de Obras da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop. O documento nº 100/2016 foi concedido pela Coordenadoria de Licenciamento com Estudos de Impactos Ambientais (Cleia) da Secretaria e é válido por três anos, ou seja, até 18 de agosto de 2019.

O coordenador dos Meios Físico e Biótico da Concessionária da Usina, a Companhia Energética Sinop (CES), Paulo Sado, explica que a LOP sobressai à Licença de Instalação (LI) do Canteiro de Obras nº 63167/2013, concedida pela Sema em 05 de dezembro de 2013. “Com o andamento dos trabalhos de implantação do Empreendimento, a CES solicitou em novembro de 2014 a LO para o canteiro de obras. Agora, devido a CES estar em cumprimento com as condicionantes feitas pelo órgão ambiental, a LOP foi liberada, garantindo a continuidade dos trabalhos e comprovando que o cronograma está sendo executado dentro da legalidade”, salienta.

O diretor de Engenharia e Construção da CES e interino de Meio Ambiente, Rui Feijão, reforça que as condicionantes já se encontram em atendimento pela equipe responsável pela implementação do Plano Ambiental para Construção (PAC) no canteiro de obras, além da equipe responsável pelo Programa de Monitoramento e Controle de Atropelamento de Fauna. “É importante destacar que a LOP vale para as operações realizadas, no momento, no canteiro de obras. Para a liberação do enchimento e posterior operação do reservatório, no momento certo, uma nova licença deve ser emitida pelo órgão licenciador. Porém, a liberação da LOP já nos dá tranquilidade de que temos executado o projeto UHE Sinop com responsabilidade e transparência que as comunidades dos municípios da área de abrangência merecem”.

A construção da Usina representa importante contribuição para atender o crescente consumo de energia elétrica no Brasil. O direito de implantação da UHE Sinop foi concedido à CES a partir do Leilão nº 006/2013, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizado em 29 de agosto de 2013. Distante 70 quilômetros (km) de Sinop com acesso pela BR-163 e estradas de fazendas, o Empreendimento está sendo construído no rio Teles Pires, sendo que a barragem fica situada nas áreas dos municípios de Cláudia (margem direita do rio) e Itaúba (margem esquerda). O reservatório abrangerá os municípios de Cláudia, Itaúba, Ipiranga do Norte, Sinop e Sorriso. Com investimentos de R$ 1,8 bilhão, este projeto terá potência instalada de 400 megawatts (MW), o que corresponde a geração de energia elétrica para 1,6 milhão de pessoas, equivalente a 50% da população do Estado do Mato Grosso, e irá gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos no pico das obras civis.

 

Assessoria de Imprensa