Notícias

Compartilhar no Facebook

SINOP E CLÁUDIA

UHE Sinop apoia implantação de brigadas de incêndio

Pelo segundo ano, cooperação firmada entre a CES e o Corpo de Bombeiros possibilitou a implantação de Brigadas Municipais Mistas para o combate e prevenção de incêndios florestais

20 de Julho de 2016

CES disponibilizou veículos, equipamentos e uniformes que serão utilizados pelos brigadistas nas ações (foto: Assessoria de Imprensa)

Após resultados positivos obtidos no primeiro ano da ação, a Companhia Energética Sinop (CES), Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, decidiu novamente apoiar a implantação de Brigadas Municipais Mistas para o combate e prevenção de incêndios florestais nos municípios de Cláudia e Sinop. Nesta terça-feira (19) foram entregues dois veículos, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros materiais que auxiliarão nas ações de combate às queimadas nos dois municípios.

O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) em Sinop, major Rogério Quinteiro Barcellos, explica que o período proibitivo de queimadas dura 60 dias, porém as Brigadas irão atuar por 30 dias além desse prazo, afim de garantir a manutenção preventiva contra a prática. “As Brigadas sempre trazem resultados positivos e o CBM está engajado nessa campanha contra as queimadas. Neste ano teremos alguns dias a mais para atuar nessa questão e esperamos poder auxiliar na conscientização das comunidades também, sobre os prejuízos que as queimadas causam, tanto ao homem, quanto ao meio ambiente”, salientou.

Para a ação, o Corpo de Bombeiros Militar irá treinar e capacitar oito brigadistas que vão atuar nas áreas urbana e rural de Cláudia e dois para a área florestal do Projeto de Assentamento (PA) Wesley Manoel dos Santos, a Gleba Mercedes V, em Sinop. Cada Brigada funciona com uma caminhonete, um caminhão Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) além dos brigadistas. A CES investiu cerca de R$ 55 mil para o funcionamento das brigadas.

Conforme o diretor de Engenharia e Construção e interino de Meio Ambiente da CES, Rui Feijão, o desafio de combater as queimadas deve ser assumido por todos, por isso a UHE Sinop está engajada nessa ação. “A parceria com o Corpo de Bombeiros Militar é primordial para garantir que as queimadas não aconteçam na região. Por esse motivo o Empreendimento teve interesse em apoiar esta ação que visa reduzir os números de queimadas no Estado”.

As Brigadas Municipais Mistas foram formadas também em parceria com as Prefeituras de Cláudia e Sinop e funcionam durante o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, que iniciou no dia 15 de julho e deve terminar no dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado. Em 2015, nos municípios de Cláudia e Sinop, as Brigadas implantadas pela Usina em parceria com o Corpo de Bombeiros garantiram a redução de 63% dos focos de incêndios em Sinop e 75% em Cláudia.

Assessoria de Imprensa