o que é

O Fórum de Acompanhamento Social (FAS) da UHE Sinop é uma das ferramentas para manter a interação entre o Empreendimento e os envolvidos, o que garante um diálogo transparente e a adequada divulgação das ações socioeconômicas e ambientais planejadas e que estão sendo implementadas nos cinco municípios da área de abrangência da Usina.

O FAS tem o cunho consultivo de participação social, isto é, centra-se no compartilhamento de informações sobre o processo de implantação da Usina e no debate e avaliação das ações ambientais em curso, por meio de reuniões. Tais reuniões são realizadas em duas esferas, uma trata-se do Colegiado – um espaço para compartilhar informações gerais sobre o Empreendimento – e outra são grupos para debater assuntos específicos, trata-se das Comissões Técnico Ambiental, de Remanejamento da População e de Monitoramento Socioeconômico.

Tanto o Colegiado como as Comissões são compostas por representantes de entidades, associações e sociedade civil organizada diretamente envolvida pela UHE Sinop. Ainda, órgãos como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública têm acesso livre às reuniões, pois são convidados a contribuir com os debates.